quinta-feira, 2 de maio de 2013

O computador de mesa está morrendo?

Artigos que já foram “de luxo” e que se popularizaram com o passar dos anos, os computadores de mesa (tanto os de gabinete como os notebooks) estão perdendo espaço no mercado mundial, segundo relatório divulgado recentemente pela empresa de pesquisas IDC (International Data Corporation).
Em comparação com outros anos, as vendas de PCs caíram 14% nesse último trimestre, a maior queda registrada pela IDC desde 1994, quando começou a monitorar esse mercado. No Brasil, a queda foi de 2% no ano passado em comparação com 2011, mas a empresa estima que, em 2013, a queda será maior (7,2%). Em contrapartida, as vendas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, estão em alta.
  • Compre um computador do tamanho de um pendrive
A IDC aponta que a Microsoft e o Windows 8 estão entre os maiores responsáveis por essa queda. “Enquanto alguns consumidores apreciaram os novos formatos e o recurso de toque no Windows 8, as mudanças radicais na interface, a remoção do menu Iniciar, e os custos ligados ao toque [há notebooks com touchscreen, mas ainda são consideravelmente caros] tornaram os PCs uma alternativa menos atraente em comparação com tablets e outros dispositivos”, avaliam os autores da pesquisa. “A Microsoft terá de tomar decisões difíceis se quiser revitalizar o mercado de PCs”. O mesmo vale para a Apple, que tem vendido poucos computadores em comparação com iPads e iPhones.[Business Insider, CNN, Folha, Business Wire]

Nenhum comentário:

Postar um comentário