quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tarântula gigante descoberta na Ásia tem 20 centímetros de envergadura

 Tarântula gigante, a Poecilotheria Foto: Reprodução
Cientistas do Sri Lanka, no sudeste asiático, descobriram uma nova e gigante espécie de tarântula. Trata-se de um monstro aracnídeo com envergadura de até 20 centímetros, de nome científico Poecilotheria rajaei. Há três anos, o primeiro exemplar da espécie havia sido encontrado e morto por moradores de um vilarejo remoto de Mankulam, ao norte do país.

Pesquisadores da organização de Pesquisa e Educação em Biodiversidade (BER, na sigla em inglês) do país receberam a tarântula morta e logo perceberam ser de uma espécie incomum.

De acordo com um especialista da BER, a espécie de tarântula é bastante rara e prefere viver em troncos de árvores antigas. Mas, com a derrubada de florestas na região, o aracnídeo tem invadido prédios antigos para fazer moradia, uma prova de que tem conseguido se adaptar às mudanças ambientais. A descoberta, no entanto, pode servir de alerta para o desaparecimento de outras espécies que a humanidade sequer terá a chance de catalogar.

A Poecilotheria rajaei é considerada parente de uma classe de tarântulas sul-americanas que inclui a aranha-golias-comedora-de-pássaro, endêmica no Norte da região amazônica brasileira e da Amazônia venezuelana, e uma das maiores conhecidas.
Fonte: Notícias Inusitadas / O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário