sexta-feira, 12 de abril de 2013

Por que os índios não tem barba?

Os índios fazem parte da etnia dos mongoloides, na qual uma das principais características do grupo é a ausência de pelos no corpo, inclusive no rosto. Assim, os índios brasileiros somente herdaram de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pelos.
Segundo especialistas, a ação dos hormônios que definem a pelagem nessas pessoas é diferente da nossa. Nos índios os hormônios que induzem a produção de pelos é menor no corpo e maior no couro cabeludo. O resultado é corpo com menos pelo e menor tendência à calvície.

A etnia mongoloide, que inclui índios, japoneses e chineses, possui características bem definidas e por isso são povos muito parecidos fisicamente. No caso dos índios, acredita-se que o fato deles viverem em grupos fechados, se relacionando e reproduzindo entre si, acaba fortalecendo sua linhagem, perpetuando as características genéticas de geração em geração.

Apesar disso, por causa da miscigenação é possível encontrarmos povos mongoloides (índios, japoneses, chineses, etc.) com barba. Além disso, assim como qualquer ser humano, estão sujeitos a distúrbios hormonais do sistema endócrino. No entanto, existem comunidades indígenas em que ter bigode e barba não é nenhuma aberração. Aqui no Brasil, os guatós, que vivem no Pantanal, um grupo indígena quase extinto é possível ver homens com pelos no rosto, mas de fato, é muito raro ver essa característica nesses povos.

A Ausência de barba é uma característica dos povos mongoloides, da qual os índios são descendentes.








Diário De Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário