terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Qual é a melhor forma de perder peso: dieta ou exercícios?

Se você precisa perder peso para poder fazer as pazes com a balança, provavelmente já caiu na tentação de criar uma rotina de exercícios intensa, na esperança de que a queima de calorias seja suficiente. Contudo, conforme apontaram dois estudos recentes, é preciso tomar alguns cuidados para emagrecer de fato.
No primeiro, publicado no periódico PLoS One, os pesquisadores compararam o gasto de energia de ocidentais e de membros da tribo de caçadores e coletores Hadza, que vive no norte da Tanzânia. Sem as facilidades trazidas pela “vida moderna”, os hadzas precisam caçar e caminhar por quilômetros para conseguir comida (os homens andam em média 11 km por dia, e as mulheres, cerca de 5). Contrariando as expectativas, contudo, os cientistas encontraram pouca diferença entre o gasto de energia dos hadzas e dos ocidentais, apesar da diferença de intensidade de suas atividades diárias.
O segundo estudo, publicado no periódico Obesity Reviews, também teve como foco o impacto de exercícios sobre o organismo, porém levando mais em conta o consumo de calorias. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que se exercitavam sem alterar seu consumo queimavam menos calorias, e que aquelas que consumiam mais para compensar queimavam mais – contudo, quem exagerava acabava ganhando peso, mesmo se exercitando.
Em suma, a melhor maneira de perder peso é ter tanto uma rotina de exercícios como uma dieta equilibradas (devidamente acompanhadas por especialistas), ao invés de se focar apenas em uma das duas. Além da perda de peso, há diversos outros benefícios, entre eles a melhora do humor e a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer.[Medical Xpress] [PLoS One] [Obesity Reviews]

Nenhum comentário:

Postar um comentário