sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

‘Amigos que transam’ é tipo comum de relação?

Será que duas pessoas podem fazer sexo e continuar “apenas amigos”? Um estudo recente mostrou que, nos Estados Unidos, 60% dos estudantes universitários já estiveram em um relacionamento batizado de ‘amigos com benefícios’ – ou seja, amigos que podem transar sem se preocupar em arruinar a amizade.
No entanto a possibilidade da aparição de sentimentos amorosos e românticos, aliados à falta de comunicação, pode levar a uma série de complicações.
Tudo isso parece realmente óbvio, no entanto os novos estudos mostram as razões para que os estudantes busquem esse tipo de relacionamento. Pesquisadores da Universidade Estadual Wayne e da Universidade de Michigan, perguntaram à 125 estudantes universitários porque eles fariam (ou não fariam) sexo com amigos e quais seriam as vantagens e desvantagens.
Dois terços dos participantes afirmaram já terem estado na situação. 36% disseram que é algo habitual. A principal vantagem desse tipo de relacionamento apontada pelos estudantes foi que “não há compromisso”. A segunda colocada foi, simplesmente, “fazer sexo”.
“Esse tipo de relacionamento é um ambiente propício para o que chamamos de ‘sexo recreativo’, sem romantismos” explica Melissa Bison, uma das pesquisadoras.
A maior desvantagem apontada foi que “há a possibilidade de que sentimentos, no momento indesejáveis, se desenvolvam”. Outras preocupações freqüentes, em ordem, foram “prejudicar a amizade”, “causar emoções negativas” e “conseqüências negativas do sexo” (DST´s e gravidez).
Metade das pessoas envolvidas no estudo diz que desenvolveu dúvidas sobre a verdadeira natureza do relacionamento. 84% disseram nunca ter conversado com o parceiro sobre o assunto. [Live Science]

Nenhum comentário:

Postar um comentário